Organização e Funcionamento
A adapt.local é uma entidade coletiva de natureza informal, aberta à participação de municípios e entidades portuguesas de outra natureza, nomeadamente de instituições de ensino superior, centros de investigação, organizações não-governamentais e empresas.
A adapt.local foi criada a 9 de dezembro de 2016 pelos 30 municípios portugueses que dispunham de documentos de planeamento estratégico municipais de adaptação às alterações climáticas, através da assinatura da ‘Carta de Compromisso da Rede’, designadamente: Almada, Amarante, Barreiro, Braga, Bragança, Cascais, Castelo Branco, Castelo de Vide, Coruche, Évora, Ferreira do Alentejo, Figueira da Foz, Funchal, Guimarães, Ílhavo, Leiria, Lisboa, Loulé, Mafra, Montalegre, Odemira, Porto, São João da Pesqueira, Seia, Sintra, Tomar, Tondela, Torres Vedras, Viana do Castelo e Vila Franca do Campo.
A adapt.local é constituída pelos seguintes órgãos:

O Conselho Geral é o órgão deliberativo no qual participam todos os membros da adapt.local, efetivos e auxiliares, de cada uma dessas entidades.
Os trabalhos do Conselho Geral são dirigidos por uma Mesa composta por um presidente e dois secretários, representantes dos membros efetivos da adapt.local.
No mandato 2017-2021, compõem a Mesa do Conselho Geral: Município de Guimarães (Presidente) Município do Funchal (Vice-Presidente) Município de Odemira (Vice-Presidente)
O Conselho Coordenador é o órgão executivo da adapt.local e é composto por três municípios membros eleitos pelo Conselho Geral de entre municípios que a integram, os quais com a sua eleição assumem a liderança. No mandato 2017-2021, compõem o Conselho Coordenador: Município de Loulé (Presidente) Município de Tondela (Vice-Presidente) Município de Torres Vedras (Vice-Presidente)
O Secretariado de Gestão constitui uma estrutura técnica, nomeado pelo Conselho Geral, mediante proposta do Conselho Coordenador, que tem como missão prestar apoio técnico à implementação do ‘Programa de Ação’ da adapt.local. É ainda responsável pela elaboração de informações regulares sobre políticas, estratégias e medidas de adaptação à escala local, e pela sua divulgação pelos membros da Rede.
O Secretariado de Gestão deve contribuir também para a permanente atualização e divulgação pela Rede dos mais recentes conhecimentos e avanços técnicos e científicos, a nível nacional e internacional, sobre alterações climáticas e processos de adaptação às mesmas à escala local.
No mandato 2017-2021, compõem o Secretariado de Gestão: CEDRU – Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano Laboratório da Paisagem (Guimarães) Município de Cascais Município da Figueira da Foz Município de Loulé Município de Sintra Município de Torres Vedras WE CONSULTANTS
Os membros da adapt.local podem propor ao Conselho Coordenador a constituição de grupos de trabalho para estudo de temas referentes à adaptação local às alterações climáticas e a sua integração em ferramentas de planeamento territorial, entre outros.